quarta-feira, 16 de junho de 2010

Michael T. Klare - Guerra por Recursos

Por Camila Gregurincic

Professor de estudos sobre paz e segurança mundiais, Michael T. Klare é conhecido por sua análise do cenário global do século XXI, caracterizando-o em guerras por recursos.

O mundo pós guerra fria - Fim dos conflitos ideológicos. Klare acredita que as guerras do futuro serão, principalmente, pela posse e controle de bens economicamente vitais, mais particularmente por recursos que as modernas sociedades industriais precisam para funcionar. Podemos ver por aí, que a teoria de Klare e de Huntigton se contrariam por conflitos econômicos/recursos X conflitos culturais, respectivamente.

Klare diz que a globalização/avanço tecnológico conseguirá resolver problemas mundias, tais como: escassez de matérias primas fundamentais, instabilidade social e política das zonas que possuem grandes reservas de bens indispensáveis e disputas por recursos. Mas ao resolver alguns lugares, outros se verão exarcebados pelos corrosivos efeitos secundários da globalização.

Não é possível prever as datas e lugares que irão acontecer essas futuras guerras por recursos, mas o maior interesse se centrará nas zonas que possuem matéria prima em abundância - petróleo, água, diamantes, minerais -, com essa nova geografia, Klare definiu um novo mapa mundi de acordo com os recursos dominantes de cada região e cada uma colorida de acordo com a matéria prima. Assim sendo, negro para petróleo e carvão; azul para água; branco para diamantes; verde para madeira; vermelho para minerais indispensáveis, como ferro e cobre. Dessa maneira, Klare vai citar todos os locais e seus respectivos recursos.

Alternativas para a guerra por recursos

Klare diz que a melhor alternativa é a criação de organizações internacionais estáveis, capazes de analisar os grandes problemas de recursos contando com a confiança dos líderes mundiais e de opinião pública. Para isso, é necessário que estas organizações estabeleçam um censo preciso das disponibilidades mundiais dos bens críticos. Além disso, colocarem em comum as experiências científica e técnica das nações participantes com fins de investigar novos materiais e técnicas de produção.

Não há condições de se assegurar que as estratégias funcionarão em todas as situações problemáticas de recursos mundiais. Mas Klare afirma que guerras não irão resolver o conflito por recursos. O uso da força por um país, embora possa aliviar temporariamente a escassez de recursos no país vencedor , promete para o futuro novos surtos de violência. Ao contrário, o repúdio da violência e promoção de soluções de cooperação, têm melhores chances de evitar problemas de recursos com os Estados.

Pessoal a Maria Cristina passou dois sites que achei interessante colocar pra darem uma olhada.

http://blog.controversia.com.br/2008/10/27/disputa-por-petroleo-leva-a-estado-de-guerra-permanente

http://geoscopio.tv/2008/09/geoprotagonistas/a-guerra-fria-da-energia-segundo-michael-klare

Nenhum comentário:

Postar um comentário