quarta-feira, 16 de junho de 2010

Immanuel Wallerstein - Declínio do Poder Americano

Por Camila Gregurincic e Maria Cristina


Conhecido pela sua contribuição fundadora para a teoria sistemas-mundo, Imannuel Wallerstein (1930 - ) em seu conjunto de obras procurou estabelecer uma abordaem alternativa às teorias realistas e liberais fortemente identificadas com o pensamento dos centros hegêmonicos de poder.
Segundo Wallerstein: "Um sistema mundo não é o sistema do mundo, mas um sistema que é um mundo e que pode ser, e frequentemente tem sido, localizado numa área menor que o globo inteiro. Uma análise de sistemas mundiais argumenta que as unidades da realidade social dentro das quais nós operamos, cujas regras nos restringem, são na maioria tais sistemas mundos."

Para o autor há duas variedades de sistemas mundo no transcorrer da existência humana: impérios mundiais e economias mundo.
"Um império mundial é uma grande estrutura burocrática com um único centro político e uma divisão de trabalho central, mas culturas múltiplas. Uma economia mundo é uma grande divisão central de trabalho com centros políticos múltiplos e culturas múltiplas." Immanuel Wallerstein

Influências
Marxismo
Dependência e Estruturalismo de Fernand Braudel


Em relação ao Declínio do Poder Americano e o Fim do Capitalismo, Wallerstein acredita que a crise que vivemos correspondeu também ao fim de um ciclo político, o da hegemonia americana, encetado igualmente nos anos 1970. Os Estados Unidos continuarão a ser um ator importante, mas jamais poderão reconquistar a sua posição dominante face à multiplicação dos centros de poder, com a Europa ocidental, a China, o Brasil, a Índia.

O 11 de Setembro não foi a causa primária das subseqüentes dificuldades econômicas dos Estados Unidos, embora as tenha exarcebado. A economia-mundo encontra-se em uma longa estagnação econômica relativa desde a década de 1970. Para Wallerstein, os Estados Unidos são uma potência hegemônica em declínio, e o 11 de Setembro foi mais uma evidência disto. Além disso, ele acredita que os mesmos fatores econômicos, políticos e militares que levaram os Estados Unidos a se tornarem uma grande potência hegemônica o levarão a declínio.

"O 11 de Setembro trouxe para o primeiro plano da nossa atenção cinco realidades sobre os Estados Unidos: os limites do seu poder militar; a profundidade do sentimento antiamericano no mundo; a ressaca dos excessos econômicos da década de 1990; as pressões contraditórias do nacionalismo norte-americano; a fragilidade da nossa tradição de liberdades civis." Immanuel Wallerstein

O sucesso dos Estados Unidos como potência hegemônica no período do após-guerra criou as condições para que sua própria hegemonia fosse minada. Este processo pode ser capturado em quatro símbolos: a Guerra do Vietnã, revoluções de 1968, queda do Muro de Berlim e os ataques terroristas de setembro de 2001.

http://www.galizacig.com/avantar/opinion/20-10-2008/entrevista-a-immanuel-wallerstein-o-capitalismo-esta-a-chegar-ao-fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário