sexta-feira, 11 de junho de 2010

Índia X Paquistão - Caxemira

Por Camila Gregurincic

O conflito da Caxemira

Este conflito se refere à disputa territorial entre a Índia e Paquistão.
Após a independência da Índia britânica, 15 de agosto de 1947, por motivos religiosos, dois estados independentes foram formados: Índia (hindu) e Paquistão (muçulmano). As relações da Índia com o Paquistão começaram mal e nunca foram amigáveis. Para agravar ainda mais a difícil convivência entre os dois, Índia e Paquistão (Ocidental e Oriental originalmente separados) nasceram no início da Guerra Fria. Paquistão estava a favor dos Estados Unidos, enquanto a Índia apoiava a URSS.

Grande parte da população da Caxemira é muçulmana e quer a anexação ao Paquistão, o que a Índia nega. O Paquistão reivindica o controle total da região sob o argumento de que lá vive uma população de maioria muçulmana, a mesma do país. Contudo, a Índia controla a maior parte da Caxemira.

A posição oficial da Índia é que a Caxemira é "parte integrante" da Índia, enquanto a posição oficial do Paquistão é que a Caxemira é um território disputado, cujo estatuto definitivo só pode ser determinado pelo povo da Caxemira. Mas alguns grupos acreditam que a Caxemira, deve ser independente da Índia e do Paquistão.

Origens do conflito

As divergências no Sul da Ásia é o resultado da colonização e diferenças religiosas agravadas pela colonização britânica e da independência posterior da região, o que acabou provocando dois novos países, a Índia e o Paquistão, que se tornou uma competição de guerra local para ver quem realmente é o poder regional.

A independência destes dois países (Índia e Paquistão) só ocorreu em 1947, quando um movimento caracterizado pela resistência pacífica liderada por Mahatma Gandhi foi vitorioso. Com esta vitória, os britânicos decidiram abandonar a colônia da Índia. No entanto, antes dos britânicos a abandorarem, estes optaram por dividi-la em dois estados de acordo com os dados demográficos de cada província. Por um lado, as províncias de maioria muçulmana formaram o Paquistão (ocidental e oriental), e no outro lado, os hinduistas formaram a Índia.

Conflito religioso ou político?

Como citei anteriormente, as diferenças entre Índia e Paquistão são resultado do processo de colonização e das diferenças religiosas entre eles. No entanto, o conflito chegou a adquirir novos contornos nos últimos anos, com a demonstração do poder atômico que caracteriza uma diminuição na política externa de ambos os países, pois o mundo hoje muito mais experiente que a questão econômica com o poder militar.

Acredito que o conflito começou em assuntos religiosos, mas hoje é melhor classificado por uma disputa política e territorial.

4 comentários:

  1. Sem sombra de dúvida, as potências mundiais continuam interessadas nos conflitos entre os povos objetivando esfraquecer a cultura destes através do patrocínio e em nome de uma liberdade (independência da colônia). Possivelmente continuarão no controle e dominando não só a economia como também o que estes povos tem de mais sagrado: crenças.

    ResponderExcluir
  2. O Paquistão já controla a metade do territorio com uma população menor e ainda quer mais. A india não deve ceder mais nada há esses muçulmanos que já mostraram suas garras no Bangladesh que já teve o triplo de religião hindu. Limpeza etnicas são pratica usual nos paises muçulmanos.

    ResponderExcluir
  3. O Paquistão já controla a metade do territorio com uma população menor e ainda quer mais. A india não deve ceder mais nada há esses muçulmanos que já mostraram suas garras no Bangladesh que já teve o triplo de religião hindu. Limpeza etnicas são pratica usual nos paises muçulmanos.

    ResponderExcluir