quarta-feira, 16 de junho de 2010

Geopolítica Clássica

Por Camila Gregurincic

O termo "Geopolítica" foi criado pelo sueco Rudolf Kjellén no início do século XX, num artigo denominado "As Grandes Potências". Para ele a geopolítica deveria preocupar-se apenas com o primeiro elemento constitutivo do Estado, ou seja, o território em todas as suas acepções, quais sejam, situação em relação ao mar e outros Estados, alteração decorrente de aumento ou diminuição de poder de um Estado, a importância do papel da geografia na política exterior. Inspirado nos trabalhos e obras de Friedrich Ratzel, Kjellén definiu a geopolítica como a ciência que estuda o Estado como organismo geográfico. Além disso, tentava diferenciar o seu estudo (Geopolítica) com o estudo de Ratzel (Geografia Política). A Geopolítica enfatiza a atuação do Estado em seu espaço, ou seja, relaciona a geografia e o poder do Estado. Já a Geografia Política enfatiza as relações humanas com a natureza, mas só estará ligada ao meio ambiente, se estiver relações com a vida política.

Algumas preocupações da Geopolítica Clássica: Disputa do poder entre Estados; Expansão territorial; Controle de Espaços; Fortalecimento do Estado - Potência; Disputa pela hegemonia mundial.

Só faço uma breve explicação do que é a geopolítica. Nos próximos posts irei colocar alguns geopolíticos e suas teorias de acordo com o roteiro a seguir.

1) Alfred T. Mahan - Poderio Naval

2) Halford J. Mackinder - Visão Geoestratégica

3) Karl Haushofer - Expansão da Geopolítica

4) Francis Fukoyama - O fim da História

5) Samuel P. Huntington - Choque de Civilizações

6) Michael Klare - Guerra por Recursos

7) Immanuel Wallerstein - Declínio do Poder Americano

http://www.geocritica.com.br/geopolitica.htm Esse site é do José William Visentini, acho que o pessoal que faz relações internacionais, conhece a importância do estudo de seus livros, pois é bem conhecido na área. Além disso, no site explica bem sobre o que é geopolítica.

Um comentário:

  1. Pesquise e escreva tudo,como já estás fazendo.Estarás aprendendo,e fixando na memória.O resultado voce já sabe.Quanto mais pesquisa,mais expande seus conhecimentos.O profissional por excelencia precisa de todos estes atributos.Dominar sua area com cultura,expressar com sabedoria e se realizar no que faz,com muito trabalho e estudo.Voce está se especializando cada dia mais na area que escolhestes.

    ResponderExcluir