quarta-feira, 16 de junho de 2010

Alfred T. Mahan - Poderio Naval

Por Camila Gregurincic

O poder marítimo como centro das mudanças

O almirante norte-americano Alfred T. Mahan (1840-1914) é considerado um dos "clássicos da geopolítica". Famoso em sua estratégia naval ("A influência ao poder marinha sobre sua história") e pelo poder marítimo, Mahan acreditava que a chave para a hegemonial mundial, estaria no controle das rotas marítimas, pois essas sustentavam o comércio internacional. Ou seja, para que um Estado se tornasse potência mundial, este deveria ter posse de grande poder marinho.

Em relação aos Estados Unidos, era óbvio que Mahan pensava no fortalecimento deste país. Com o fim do poderio britânico no século XIX, os Estados Unidos estavam se consolidando como uma das grandes potências mundiais. Por terem uma ótima posição geográfica e pela ausência de inimigos potenciais significativos por terra, Mahan acreditava que o controle dos mares seria o grande objetivo da estratégia norte-americana.

As concepções teóricas sobre o poder naval encontraram aplicabilidade na construção do Canal do Panamá, unindo os Oceanos Atlântico e Pacífico, concluída coincidentemente no ano da morte de Mahan, 1914.

Nenhum comentário:

Postar um comentário