sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eleições Legislativas da Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha representa uma união de três nações constituintes: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Cada país possui seu primeiro-ministro. O Reino Unido, que é o Estado político, é formado por esses três países e mais a Irlanda do Norte.

Sistema político: Monarquia parlamentarista.
*Sede de Governo: Londres, Capital.
*Chefe de Estado: Rainha Elizabeth II (foto ao lado)

O parlamento é a instituição mais importante. Compõe-se de duas câmaras, a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns. A primeira é composta por membros da nobreza, bispos e outras pessoas ilustres. Os cidadãos votam somente nos membros da Câmara dos Comuns, que é a mais importante. O governo é dirigido pelo Primeiro-Ministro, líder do partido com maior representação na Câmara dos Comuns. Geralmente as eleições gerais ocorrem a cada cinco anos.

Após a morte da Rainha, o primeiro na linha de sucessão ao trono inglês é o Princípe Charles, cujo tem dois filhos: William(segunda linha) e Harry (terceira linha).

No dia 6 de maio iniciaram as eleições legislativas da Grã-Bretanha para os britânicos decidirem quem eleger para primeiro ministro no novo parlamento.

Para entendermos melhor como foram as eleições e quem foi eleito para primeiro-ministro, farei uma breve explicação sobre os partidos políticos e candidatos e mostrar o que cada um defendia.

Sobre os principais temas e propostas de cada candidato, o artigo especial do Jornal Estadão de São Paulo é maravilhoso...da pra entender muito bem.

http://www.estadao.com.br/especiais/por-dentro-das-eleicoes-britanicas,98992.htm

David Cameron - Candidato do Partido Político Conservador
*Atual Primeiro-Ministro.
*Ganhou as eleições sem maioria absoluta.
*Sobre a sua campanha, Cameron tentou mostrar que o partido conservador se importava com o meio ambiente e com o sistema de saúde público britânico.




Nick Clegg - Candidato do Partido Liberal Democrata
*Vice Primeiro-Ministro.

*Como o conservador David Cameron ganhou as eleições sem maioria absoluta, ele e seu vice entraram em um acordo de coalizão, ou seja, um acordo político (liberaisdemocratas e conservadores), para um fim comum.

No site que estou colocando, explica tudo sobre esse acordo de coalizão, pra quem quiser entender, vale a pena olhar o site.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/05/100512_entendacoalizaobritanicafn.shtml

Gordon Brown - Candidato do Partido Trabalhista
Eleito Primeiro-Ministro em 2007-2010.

Recapitulando os últimos eleitos a primeiro-ministro na Grã-Bretanha:
1997 - 2007 - Tony Blair
2007 - 2010 - Gordon Brown
2010 - .... - David Cameron

Nenhum comentário:

Postar um comentário