Por Camila Gregurincic
O conflito entre a Grécia e a Macedônia é uma questão muito complexa.
Em 1991, a Macedônia se separou da Iugoslávia e se tornou um estado soberano por um referendo popular. Este fato fez com a Grécia exigisse imediatamente à comunidade internacional a não reconhecer o país sob o nome de "Macedônia". Os gregos alegavam e alegam que os macedônios têm sido de nacionalidade grega desde 2.000 aC. Além disso, alegam que a Macedônia sempre foi e ainda é uma região da Grécia.
Por outro lado, os macedônios afirmavam e afirmam que a Macedônia nunca foi uma região da Grécia e consideram os gregos antigos vizinhos, e não parentes. Sem contar que os gregos estereotipavam os macedônios como "bárbaros" e os tratava da mesma maneira preconceituosa com que tratavam os não-gregos.
Mas em Agosto de 338 aC, os macedônios "bárbaros" derrotaram a Grécia na Batalha de Queronéia( batalha diputada pelo Rei da Macedônia Filipe II contra os gregos ) e designaram-se "comandante dos gregos". Esta batalha havia estabelecido a hegemonia sobre a Grécia e a Macedônia. Por isso, esta data é geralmente considerada como o fim da história grega e do início da era da Macedônia.
Em 1993, a Grécia concordou com a admissão da República da Macedônia (nome constitucional) nas Nações Unidas sob o nome provisório "Antiga República Iugoslava da Macedônia".
Mas o conflito com a Grécia, por causa do nome da república, se prolonga desde que Macedônia tornou-se independente, após o desmantelamento da ex-Iugoslávia.
No ano passado, o conservador Gjorge Ivanov venceu por larga maioria as eleições presidenciais na Macedônia e definiu como prioridade do seu mandato, a resolução do conflito com a Grécia e vizinhos.
Que Gjorge Ivanov resolva este conflito logo como prometido.
ResponderExcluirGostei da esplanação sim.
Obrigada pela oportunidade de aprendizado sobre a Macedônia.
ResponderExcluirDaí parte de sua origem, seus antecedentes familiares paterno.
Bendito o cruzamento de Iugoslavo com Brasileira é = a futura Diplomata.
Rosalva
http://www.youtube.com/watch?v=mAz91lvI-JQ
ResponderExcluire muito obrigada pela apresentação pois tenho ido em busca da história junto suas danças.
Henriqueta.